Garantir que pessoas com deficiência tenham autonomia é uma das missões fixadas no Estatuto da Pessoa com Deficiência. A conquista da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) faz parte desse processo de integração, do direito à mobilidade, e a uma vida social plena.
A escuta, acolhida e paciência de servidores do Detran Sede (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) em todo processo das aulas até o exame prático, foram fundamentais na aprovação do militar do Exército Brasileiro, Cabo Carlos Alexandre Barros da Silva.
Dias após ser aprovado no exame, ele enviou ao diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, uma "referência elogiosa” destinada ao instrutor PcD José Neusvaldo, ao examinador José Carlos, e a todos da banca examinadora. No documento, ele conta que já foi instrutor credenciado de Categoria E e que um acidente de trabalho fez ele desenvolver diversos traumas e problemas de saúde.
“Tratamento esse que foi mais intenso do que anos de atendimento médico psicólogo”, diz um trecho da carta enviada ao presidente, referindo-se ao suporte recebido pela equipe do Detran. O militar do EB, que atua no 9° Batalhão de Manutenção, finaliza agradecendo pela atenção em cada etapa do processo. “Todo carinho e respeito recebido por essa equipe excepcional durante esse dia crucial para minha nova vida e suas limitações. Marcaram um novo rumo na minha vida”, conclui.
Mireli Obando, Assessoria de Comunicação do Detran-MS